Skip to content

O Steel Framing e a sustentabilidade

O Steel Framing e a construção a seco contribuem à sustentabilidade das construções de maneiras diversas.

A palavra sustentabilidade é objeto de inúmeras definições, algumas mais e outras menos complexas, mas na forma totalmente intuitiva e simplificando, podemos dizer que um prédio é sustentável quando são atingidas as seguintes premissas:

. Foi desenhado para limitar ao máximo o uso de combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão) durante todo o seu ciclo de vida.

. Se minimizou a utilização de energia nos processos produtivos tanto durante a fase de construção quanto na fabricação dos elementos componentes.

. Os componentes, após finalizado o ciclo de vida, são reutilizáveis ou recicláveis.

O Steel Framing e a construção a seco, pela sua particular forma de resolver os painéis, proporcionam um espaço entre montantes. Esse espaço naturalmente serve para acolher isolantes térmicos que ajudam notavelmente a reduzir a passagem de calor através do painel, sem por isso aumentar a espessura do muro. Isso ajuda a manter o calor da calefação no interior do prédio no inverno, e a reduzir o ingresso do mesmo no verão, poupando a energia necessária para esquentar e conseguir altos padrões de acondicionamento térmico em uma moradia.

Por outro lado, nos permite incorporar um sistema de isolamento térmico e acabamento final exterior (EIFS) mediante a incorporação de um isolante térmico que envolve o perímetro da moradia conseguindo um isolamento adicional com a baixa inércia térmica.

Adicionalmente, esse sistema permite materializar barreiras contínuas de água e vento e a incorporação de barreiras de vapor que evitam condensações dentro do muro. Isso nos proporciona moradias termicamente mais eficientes e reduzem as patologias próprias da obra úmida.

Uma moradia em Steel Framing possui menor peso estrutural próprio dos materiais em relação à obra tradicional, reduzindo dessa forma o dimensionamento estrutural dos elementos e fundações.

Ao mesmo tempo, reduz a quantidade de desperdícios diminuindo assim a poluição por scrap, transporte e disposição dos mesmos.

Grande parte da energia que consumimos vem da queima de combustíveis fósseis, portanto, o Steel Framing e a construção a seco ajudam a reduzir o consumo deles, reduzindo as emissões de dióxido de carvão e diminuindo o impacto no clima.

Acesse aqui e conheça os produtos da Barbieri do Brasil

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *