Skip to content

O Steel Framing e a sustentabilidade

O Steel Framing e a construção a seco contribuem à sustentabilidade das construções de maneiras diversas.

A palavra sustentabilidade é objeto de inúmeras definições, algumas mais e outras menos complexas, mas na forma totalmente intuitiva e simplificando, podemos dizer que um prédio é sustentável quando são atingidas as seguintes premissas:

. Foi desenhado para limitar ao máximo o uso de combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão) durante todo o seu ciclo de vida.

. Se minimizou a utilização de energia nos processos produtivos tanto durante a fase de construção quanto na fabricação dos elementos componentes.

. Os componentes, após finalizado o ciclo de vida, são reutilizáveis ou recicláveis.

O Steel Framing e a construção a seco, pela sua particular forma de resolver os painéis, proporcionam um espaço entre montantes. Esse espaço naturalmente serve para acolher isolantes térmicos que ajudam notavelmente a reduzir a passagem de calor através do painel, sem por isso aumentar a espessura do muro. Isso ajuda a manter o calor da calefação no interior do prédio no inverno, e a reduzir o ingresso do mesmo no verão, poupando a energia necessária para esquentar e conseguir altos padrões de acondicionamento térmico em uma moradia.

Por outro lado, nos permite incorporar um sistema de isolamento térmico e acabamento final exterior (EIFS) mediante a incorporação de um isolante térmico que envolve o perímetro da moradia conseguindo um isolamento adicional com a baixa inércia térmica.

Adicionalmente, esse sistema permite materializar barreiras contínuas de água e vento e a incorporação de barreiras de vapor que evitam condensações dentro do muro. Isso nos proporciona moradias termicamente mais eficientes e reduzem as patologias próprias da obra úmida.

Uma moradia em Steel Framing possui menor peso estrutural próprio dos materiais em relação à obra tradicional, reduzindo dessa forma o dimensionamento estrutural dos elementos e fundações.

Ao mesmo tempo, reduz a quantidade de desperdícios diminuindo assim a poluição por scrap, transporte e disposição dos mesmos.

Grande parte da energia que consumimos vem da queima de combustíveis fósseis, portanto, o Steel Framing e a construção a seco ajudam a reduzir o consumo deles, reduzindo as emissões de dióxido de carvão e diminuindo o impacto no clima.

Acesse aqui e conheça os produtos da Barbieri do Brasil

4 Comments

  1. Gostaria muito de fazer um curso e me especializar nessa área.

    Sou arquiteta

    • Barbieri do Brasil Barbieri do Brasil

      Boa tarde Dora, atualmente estamos desenvolvendo um programa de capacitação mas ainda não está disponível.
      Sendo que não conhecemos os conteúdos dos cursos de outras entidades, não poderíamos recomendá-los responsavelmente.
      . Pode acessar nosso canal de Youtube para assistir os tutoriais de Steel Framing: https://www.youtube.com/channel/UCBpEPFznWIhqrnv2ltDGlPw
      . Também pode visitar nosso Blog para conhecer mais sobre o sistema: http://blog.barbieridobrasil.com.br
      Agradecemos seu interesse na Barbieri do Brasil.

    • Oziel Soares Pimenta Oziel Soares Pimenta

      Um excelente método construtivo, preciso me aprofundar no processo, vou procurar assitir aos videos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *