Skip to content

Steel Framing e Meio Ambiente

A crescente preocupação dos consumidores pelo meio ambiente implica na necessidade de tomar decisões informadas sobre o impacto das suas atividades.

steelframe_meioambiente

A construção, mesmo utilizando qualquer material, tem um impacto no meio ambiente.

Podem produzir efeitos na produção, no transporte, na distribuição, no processo construtivo, no serviço ou na disposição final. Deve-se portanto considerar o quadro mais amplo. O bombardeio de “fatos” oferecidos fora de contexto é uma constante em diferentes âmbitos para criar imagens favoráveis ou desfavoráveis para um ou outro sistema.

Os profissionais, e em particular os arquitetos, devem esforçar-se para especificar os materiais que minimizem o dano ao meio ambiente.

Organizações independentes (e alguns produtores de aço) no mundo inteiro tem realizado análises de ciclo de vida sobre os impactos ambientais da utilização de aço na construção.

Baseados nesses resultados, os arquitetos livremente podem especificar os produtos de aço nas diversas formas para projetos de todos os tamanhos, incluindo as moradias unifamiliares e multifamiliares.

O aço é 100% reciclável. Os programas de reciclagem de aço permitem também reduzir o fluxo de resíduos sólidos, o que economiza espaço nas localizações de disposição final e a conservação dos recursos naturais.

A reciclagem do aço, que é indefinida e não tem restrições de usos anteriores (o que hoje é uma geladeira amanhã será um perfil para steel framing) reduz notavelmente o impacto ambiental.

Não são extraídos materiais de canteiras mudando o relevo, nem são utilizadas enormes quantidades de energia em calcinação de pedras naturais.

As estruturas de aço do Steel Framing proporcionam flexibilidade e possibilidade de desenho excelente, permitem maximizar a eficiência energética de moradias que não só são altamente “habitáveis”, como também minimizam a energia total consumida em calefação e refrigeração durante a sua vida útil. Isto economiza dinheiro ao usuário, e algo não menos importante: diminui o impacto sobre o meio ambiente ao reduzir as emissões de dióxido de carbono por redução de consumo de energia.

Os perfis utilizados no Steel Framing são leves, mas altamente resistentes. São feitos de calibres delgados, com aço de alta resistência e foram desenhados para alcançar uma grande eficiência do uso de materiais. Devido às propriedades do aço serem previsíveis, não se desenha utilizando material supérfluo. Adicionalmente, a possibilidade de fornecer peças cortadas ao cumprimento necessário minimiza os desperdícios e a geração de lixo.

Os cupins e outros insetos não podem destruir as estruturas de aço. Portanto, conforme o Código de Construção da Austrália por exemplo, não há necessidade de aplicação de tratamentos químicos tóxicos para defender o perímetro da casa contra o ataque de cupins. Isso evita possíveis danos ao meio ambiente e às pessoas.

O Steel Framing tem demonstrado ser ideal para o conceito de lar saudável.

Existe uma incidência crescente de asma e da sensibilidade aos produtos químicos. O Steel Framing proporciona soluções de interiores livres de alérgenos e sem pó. Isso requer também de técnicas especiais como o selado ao redor de aberturas, sistemas de barreira contra a umidade nas paredes, isolamento térmico, e sistemas de ventilação adequados. Os perfis de aço, sendo que conservam indefinidamente suas dimensões, evitam a aparição de rachaduras e o re-selado de aberturas durante a vida útil da construção.

Acesse aqui e conheça os produtos da Barbieri do Brasil

*Nota baseada em um artigo da NATIONAL ASSOCIATION OF STEEL-FRAMED HOUSING.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *